Na terça-feira (25), ocorreu a 40ª Reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, de maneira virtual. O colegiado se reuniu para conhecer os dados da FUNCEME sobre a avaliação da quadra invernosa até o momento, além de realizar a avaliação do Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacia (Procomitês).

A meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, apresentou resultados positivos para a estação chuvosa de 2023 até o momento, destacando que as precipitações ficaram acima da média na Bacia do Acaraú no mês de março , e teve um  acumulado de chuvas de fevereiro e março que ficou também acima da média. 

A Bacia do Acaraú encontra-se com 92,9% de suas reservas hídricas totais, considerando seus açudes monitorados pela Cogerh, com boa recarga dos reservatórios com as chuvas deste ano.

Em relação ao Procomitês, parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e os comitês de bacia hidrográfica, foram apresentadas as metas estabelecidas no programa a serem certificadas referentes a 2022. Com apoio da Secretaria Executiva, as atividades visam atender aos planos de capacitação, comunicação e planejamento estratégico elaborados pelo colegiado. Para fazer a avaliação dos recursos do Programa, os membros do colegiado responderam a um questionário online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *