Aconteceu ontem, dia 10 de outubro a Reunião do Grupo de Mulheres do CBH Acaraú com o grupo de mulheres da Etnia Tabajara, no município de Monsenhor Tabosa. A reunião contou com a presença de representantes do Comitê de Bacia do Acaraú e representações das Comissões Gestoras dos Açudes Forquilha e Acaraú Mirim.

A iniciativa do grupo de mulheres foi reconhecer a organização das mulheres indígenas , sua importância para a proteção das nascentes do Rio Acaraú como também para a gestão de águas.

O encontro foi realizado no Ponto de Cultura Indígena Tabajara, conduzido pela liderança indígena Tabajara, Luiza Canuto, integrante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú. Na oportunidade, foi feita uma acolhida das mulheres com os cantos tradicionais, e em uma roda de conversa , foram dados depoimentos sobre a história de luta pelo território como também destacada a importância do Comitê de Bacia Hidrográfica.

Foi possível conhecer um pouco do modo de vida da comunidade, os equipamentos coletivos que compõem o dia-a-dia dos que ali vivem. Tais como a Escola Indígena e o Ponto de Cultura Indígena Tabajara, além de realizar a escuta da experiência das mulheres na defesa de sua cultura, território e da natureza.

Ângela Cassimiro, vice-presidente do CBH-Acaraú, representante da Federação das Associações de Santa Quitéria relata: “ Foi um momento riquíssimo. Parabéns ao Grupo de Mulheres do Rio Acaraú. E que isso sirva para o grupo se fortaleça enquanto indígenas mulheres. E que possamos valorizar isso, o momento de contato. A história só pode ser contada pelo que foi vivido. E que assim cada uma possa fortalecer sua história. E que isso não é fácil. E hoje, viver essa experiência, se chama felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *