Nesta quinta-feira (14), ocorreu a 71ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia do Acaraú, em Sobral, no auditório do Sisar. O encontro teve como principais pautas a relatoria das atividades de 2023 e a elaboração do plano de ação 2024.

Em 2024, o CBH Acaraú passará por sua renovação de plenária, que contará com quatro encontros nas regiões do Alto, Médio e Baixo Acaraú:

  • I Encontro Regional – compreendendo os seguintes municípios: Morrinhos, Bela Cruz, Cruz, Marco, Acaraú, no dia 17 de janeiro, no município de Marco.
  • II Encontro Regional – compreendendo os seguintes municípios: Mucambo, Alcântaras, Meruoca, Sobral, Forquilha, Groaíras, Cariré, Massapê e Santana do Acaraú, no dia 20 de fevereiro, no município de Sobral.
  • III Encontro Regional – compreendendo os seguintes municípios: Pires Ferreira, Hidrolândia, Ipú, Varjota, Ipueiras, Graça, Pacujá e Reriutaba, no dia 13 de março, no município de Ipu.
  • IV Encontro Regional – compreendendo os seguintes municípios: Catunda, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Nova Russas e Santa Quitéria, no dia 28 de março, no município de Santa Quitéria.

Além disso, a Gerência regional da COGERH das bacias do Acaraú e Coreaú, representada  petecnica do Núcleo de Gestão Participativa, Adriana Gondin, apresentou o relatório das atividades realizadas pela plenária ao decorrer do ano, bem como a situação atualizada dos açudes da Região Hidrográfica do Coreaú.

Conforme demanda, iniciou-se uma nova comissão gestora, do açude Forquilha, e foi renovada a composição da comissão do açude Acaraú Mirim. Além disso, houve reuniões de encerramento, alocação e acompanhamento da operação dos 15 reservatórios, contando com a aplicação da Cartilha Glossário de Termos e Conceitos da Alocação como ferramenta de aprendizado e formação.

No derradeiro encontro do ano, a plenária estabeleceu suas metas de participação e precisão das atividades que almejam realizar em 2024 com apoio da Cogerh. Estão previstas ações que mobilizem todo o comitê ,como reuniões ordinárias, atividades das suas câmaras temáticas e técnicas como ações direcionadas a conscientização ambiental com a população usuária dos açudes da Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *