Comitê do Acaraú e Cogerh promovem 1ª capacitação sobre Política de Recursos Hídricos para comunidades indígenas

Na sexta-feira (3), foi realizada a 1ª capacitação sobre Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos para etnias Indígenas Tabajaras e Potyguara, no município de Monsenhor Tabosa. A atividade contou com a participação de 34 indígenas, oriundos de 11 aldeias, das etnias Tabajaras e Potyguara, dos municípios de Monsenhor Tabosa e Tamboril.

Foram tratados conceitos como Bacia Hidrográfica, Comitê de Bacia e Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), além de um rápido diagnóstico sobre a situação do abastecimento de água bruta nas aldeias.

Essas comunidades são abastecidas, em sua maioria, por poços profundos, cacimbas e cisternas. Participantes relataram também problemas como degradação de nascentes, como a do rio Acaraú e do rio Quixeramobim, que se encontram na Serra das Matas, ressaltando a necessidade e importância de sua preservação.

A atividade foi proposta pelas membros do CBH Acaraú, Luísa Canuto e Sebastião Messias, lideranças da etnia Tabajara que fizeram a mobilização das pessoas. A condução metodológica foi feita por Adriana Oliveira com apoio de Meirilane Lira, ambas do Núcleo de Gestão da regional da Cogerh das bacias do Acaraú e do Coreaú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *