O II Encontro Regional para renovação do Comitê da Bacia do Acaraú ocorreu nesta terça-feira (20), na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED-CED), em Sobral. O momento foi conduzido pela gerência regional da Cogerh das Bacias do Acaraú e do Coreaú.

O evento contou com cerca de 80 participantes, representando instituições do Poder Público municipal, usuários de água e sociedade civil, dos municípios de Sobral, Santana do Acaraú, Forquilha, Massapê, Groaíras, Alcântaras, Meruoca e Mucambo.

O 1º momento do encontro foi destinado à atividade com o tema “Conhecendo a Bacia do Acaraú”, cujo objetivo é discutir o conceito de bacia hidrográfica, oferta hídrica, demandas e usos. Para esse momento, foram utilizados mapas das bacias e dos municípios participantes e realizados trabalhos em grupo com perguntas norteadoras.

O 2º momento foi a discussão do tema “Participação Social”, em que foi trabalhado o conceito de participação, a orientação legal da participação popular nas políticas públicas e, em especial, na gestão de águas, considerando o conceito de Controle Social.

O 3º momento foi destinado a tratar do que é o Comitê de bacia e seu processo de renovação.

O próximo encontro será no dia 13 de março, no município de Ipu, compreendendo os seguintes municípios: Catunda, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Nova Russas e Santa Quitéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *