CBH Acaraú elege membros da Câmara Temática de Capacitação e Comunicação e abre edital para vaga de Secretário(a) Adjunto(a) da diretoria

                                

CBH Acaraú realiza 62ª Reunião Ordinária e elege membros da Câmara Temática de Capacitação e Comunicação abre edital para vaga de Secretário(a) Adjunto(a) da diretoria. Na quarta-feira, 29 de setembro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú realizou sua 62ª Reunião Ordinária que ocorreu de forma virtual pelo Teams. No momento a pauta debatida foi sobre o acompanhamento das operações dos reservatórios da Bacia do Acaraú, Eleição da Câmara Temática de Capacitação e Comunicação, Abertura oficial do edital da vacância da Diretoria – Secretário Adjunto (a) e criação da Câmara Técnica de Plano de Bacia, entre outros assuntos de interesse de toda a plenária.

Hiago Gomes, Coordenador do Núcleo de Operação da COGERH, realizou a apresentação sobre alguns termos técnicos da gestão de águas, como batimetria e Outorga de uso de água. E ainda sobre a situação da bacia do Acaraú, que se encontrava com cerca de 68% de sua capacidade. Informou que o açude Araras, que está com 71,60% da sua capacidade, açude Ayres Sousa com 81,61% de seu volume. Para o açude Edson Queiroz, 51,04% de seu volume acumulado no reservatório e o açude Taquara, mesmo estando com 72,08% de sua capacidade total, não estava liberando água para o trecho perenizado devido a um problema em sua estrutura de liberação de água para o rio.

A plenária elegeu as seis instituições-membros para compor a Câmara Técnica de Capacitação e Comunicação do CBH Acaraú: Bianca Terra da Universidade Vale do Acaraú – UVA, João Marcelo da Cultura e Arte Solidária de Acaraú – C.A.S.A, Márcia Caldas da Secretaria dos Recursos Hídricos, Camilo Freitas do Sindicato dos Trabalhadores (as), Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Marco, Mayara Carantino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e Roberto Kelson da Prefeitura Municipal de Cariré. Os seis eleitos convidarão posteriormente duas instituições externas para composição do grupo. Na reunião o CBH abriu edital para preenchimento de vacância na diretoria para o cargo de secretário Adjunto.

No momento foi definido a comissão eleitoral que coordenará o recebimento das inscrições e o processo de eleição. Seguindo a pauta, foi deliberado sobre a renovação da Comissão Gestora do açude Acaraú Mirim onde fica prorrogado o mandato dos membros da comissão por mais um ano, até junho de 2022, e aprovado na resolução 07/2021. Posteriormente a plenária aprovou, via resolução 08/2021, a criação de uma a Câmara Técnica para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia que fará a leitura, analise e observações sobre os documentos do Plano de Bacia para posterior analise e aprovação pela plenária do Comitê. E por último foi deliberado sobre o curso EAD em Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia do Acaraú que deve ter suas especificações definidas para e a contratação ocorrer com os recursos do PROCOMITÊS, através de processo licitatório.

Resoluções aprovadas:

07/2021 – Resolução 07.2021 CBH Acarau

08/2021 – Resolução 08.2021 CBH Acarau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *