O Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú realizou nesta quarta-feira (9) sua 66ª Reunião Ordinária, no auditório do Sisar, em Sobral. Uma das pautas centrais do encontro foi a eleição de três novas instituições para as vacâncias do colegiado nos segmentos Sociedade Civil e Poder Público Municipal.

A Comissão Eleitoral apresentou os candidatos que atenderam o edital. Em votação aberta, foi escolhido como representante do Poder Público Municipal a Câmara de Vereadores de Ipueiras. Já como representantes da Sociedade Civil, o Sindicato de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de Ipueiras e a Associação de Pequenos Agricultores de Capim I, do município de Groaíras  foram os mais votados. As três novas integrantes do Comitê tomaram posse e já integram o colegiado com 40 instituições.

A Atualização dos cadastros de usuários e Acompanhamento da operação do Vale do Acaraú:

A Cogerh apresentou o projeto de atualização do cadastro de usuários de água que será realizado nas 12 regiões hidrográficas do Ceará, iniciando os trabalhos na região do Acaraú e Coreaú. O cadastro será realizado considerando as principais zonas de interesse das bacias, onde se encontram as principais concentrações de usuários, compreendendo o entorno dos açudes monitorados e os trechos perenizados de rios. 

A respeito do cadastramento de usuários, o presidente do Comitê, João Marcelo de Andrade Alves ressalta a importância da participação social  “As instituições podem trazer as demandas que nós apresentaremos a empresa contratada junto a equipe da Cogerh para que esse cadastro saia cada vez mais rico.” afirma.

O produto final impactará positivamente no conhecimento das demandas da bacia, tanto no aspecto quantitativo quanto na espacialização, sendo mais um subsídio aos processos de alocação e operação dos recursos hídricos da região.

A equipe técnica da Cogerh apresentou aos membros do CBH Acaraú o acompanhamento da operação dos açudes isolados da Bacia, bem como dos açudes Araras, Edson Queiroz, Taquara e Jaibaras, que compõem o Vale do Acaraú. Na oportunidade foi feita uma avaliação positiva para os açudes isolados e para a operação do Vale do Acaraú. Também foram discutidas algumas informações acerca de intervenções no Vale perenizado que foram alvos de atuação da Cogerh. 

Por fim, foi apresentado o resultado da batimetria realizada no açude Taquara no ano de 2022, que permitiu a atualização da sua capacidade de armazenamento, passando a ser de 330.959.580 m³.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *