O IV Encontro Regional para renovação do Comitê da Bacia do Acaraú ocorreu nesta quarta-feira (27), na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Luís Ximenes Freire, em Santa Quitéria. O momento foi conduzido pela gerência regional da Cogerh das Bacias do Acaraú e do Coreaú.

O evento contou com cerca de 32 participantes, representando instituições do Poder Público municipal, usuários de água e sociedade civil, dos municípios de Santa Quitéria, Catunda, Monsenhor Tabosa, Tamboril e Nova Russas.

O 1º momento do encontro foi destinado à atividade com o tema “Conhecendo a Bacia do Acaraú”, cujo objetivo é discutir o conceito de bacia hidrográfica, oferta hídrica, demandas e usos. Para esse momento, foram utilizados mapas das bacias e dos municípios participantes e realizados trabalhos em grupo com perguntas norteadoras.

O 2º momento foi a discussão do tema “Participação Social”, em que foi trabalhado o conceito de participação, a orientação legal da participação popular nas políticas públicas e, em especial, na gestão de águas, considerando o conceito de Controle Social.

O 3º momento foi destinado a tratar do que é o Comitê de bacia e seu processo de renovação.

O último momento do processo de renovação será no dia 16 de abril, no município de Sobral, onde irá acontecer a eleição e a posse dos novos membros para a gestão 2024-27.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *