A Gerência Regional da Cogerh das Bacias do Coreaú e do Acaraú realizou, nesta quarta-feira (31), reunião de avaliação da operação 2022.2 do Açude São Vicente, junto aos usuários de água do reservatório, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santana do Acaraú.

Na oportunidade, representantes de montante e jusante e do Poder Público local avaliaram a operação como positiva, finalizada em janeiro de 2023, com vazão alocada de 50 litros por segundo (l/s). A diferença entre o volume simulado e o realizado foi de 1,1 milhão de metros cúbicos (m³) a mais, equivalente a 12% da capacidade do reservatório.

O Açude São Vicente encontra-se com 99,8% de seu volume total e tem um potencial de uso da água para abastecimento humano, dessedentação animal e irrigação. O açude historicamente atendia a irrigação no trecho do rio, porém, hoje atende a apenas um usuário regularizado, visto que atualmente não é possível o atendimento dos irrigantes por inundação.

Hiago Gomes, Gerente Regional da Cogerh, orientou a regularização dos usuários, por meio da outorga, e ressaltou a possibilidade de fiscalização no Rio, caso haja abertura do reservatório, a ser realizada pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *