No dia 14 de setembro, de forma virtual, a Câmara Temática de Operação do Vale do Acaraú se reuniu para realizar o acompanhamento dos açudes Araras, Edson Queiros, Ayres de Sousa e Taquara. Hiago Gomes, do Núcleo de Operação da COGERH realizou a apresentação da situação da bacia do Acaraú, que se encontrava com cerca de 69,76% de sua capacidade.

Na ocasião, esclareceu-se que o açude Araras, que estava com 73,67% da sua capacidade, operava com uma vazão de 3.696 L/s na contribuição para o rio Acaraú. O açude Ayres Sousa estava sendo operado na perenização com uma vazão de 1.110 L/s, estando o mesmo com 84,09% de seu volume máximo. Para o açude Edson Queiroz, que possuía 52,34% de seu volume acumulado no reservatório, estava sendo operada uma vazão de 939 L/s para perenização. Por fim,  o açude Taquara, mesmo estando com 73,07% de sua capacidade total, não estava liberando água para o trecho perenizado devido a um problema em sua estrutura de liberação de água para o rio. Foi explicado, ainda, a periodicidade e as rotinas relacionadas ao monitoramento nas seções do Vale do Acaraú, bem como o comparativo simulado x realizado, onde se constatou que a operação vem ocorrendo como programado, sem alterações significativas.

Foi ressaltado pela COGERH que foram realizadas, somente em agosto, quinze ações de fiscalização na região do Vale do Acaraú, direcionadas pelo monitoramento de imagens de satélite e sobrevoos com drone. Sobre o reparo para retorno da atividade do açude Taquara, foi informado que uma equipe de manutenção da COGERH já verificou e definiu a estratégia de intervenção e que a resolução do problema será articulada para o mais breve possível. Destaca-se que esse problema operacional não gera impacto direto no processo de operação do Vale.

 

Apresentação utilizada: Reunião CTOV (14-09-2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *