No dia 29 de Agosto de 2017, reuniram-se no Auditório do SISAR, em Sobral, os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú, para a realização da 18ª Reunião Extraordinária. O objetivo do encontro foi realizar o acompanhamento dos açudes do Vale Acaraú, através da avaliação do comportamento dos Açudes Edson Queiroz e Araras. Na oportunidade estiveram presentes representantes da COGERH Fortaleza, Gianni Lima, Clara Sales e Matheus Perdigão, bem como a equipe técnica da COGERH -Sobral. Foi apresentado o resultado do trabalho de retificação, controle e monitoramento da operação do Vale, através de máquinas e de tecnólogos contratados para esse fim. Como avaliação do trabalho foi apresentado um resultado mais positivo que o ano de 2014, posto que coma  operação apenas dos dois açudes, Edson Queiroz e Araras, foi verificado a chegada de uma vazão maior de água no último usuário do trecho, o Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú. Também foi avaliado o comportamento dos açudes, como positivo, tendo se chegado numa condição melhor do que o previsto até a mesma data.
Ainda nessa reunião foram tiradas deliberações a respeito do ajuste das premissas de atendimento dos usuários do Vale do Acaraú, a continuidade do monitoramento da COGERH nos trechos dos rios Acaraú e Groaíras, a atualização do cadastro dos usuários do Vale do Acaraú e a avaliação da possibilidade de redução da vazão do açude Edson Queiroz.
A próxima reunião do CBH-Acaraú está prevista para o dia 20 de setembro, momento em que será eleita a nova diretoria, e duas instituições do setor usuários de água. Além disso, será continuada a avaliação da operação do Vale por parte da plenária do CBH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *