Aconteceu, por meio virtual, através do aplicativo Teams a Reunião de Alocação do Açude Acaraú Mirim, no dia 15 de julho. Na oportunidade estiveram presentes os representantes da Comissão Gestora do reservatório.
A reunião contou com um quórum de 70% dos membros, que conforme decisão do Comitê de Bacia do Acaraú teriam papel de deliberar quanto a vazão a ser realizada no açude durante o 2º semestre de 2021 até 31 de janeiro de 2022.
Os presentes tiveram a oportunidade de avaliar a situação atual do reservatório, que atingiu seu nível máximo no período chuvoso do corrente ano e que encontra-se atualmente com cera de 97% de sua capacidade. A COGERH apresentou a demanda total de água do açude, que seria de 194 l/seg, para atender aos usos de montante (captação direta do lago) e de jusante (no trecho do rio).
Também foram analisados os cenários de esvaziamento do açude, de operação desse reservatório, conforme os parâmetros definidos pelo Comitê de Bacia do Acaraú, que seria uma vazão mínima de 200 l/seg e máxima de 250 l/seg. Foi proposta pelos presentes uma vazão intermediária de 220 l/seg, que foi aprovada por unanimidade.
Quanto a forma de operação do açude, ficou definido que o reservatório terá sua liberação constante, direta, mantendo o trecho do rio sempre com água. Segundo os participantes no ano passado esse formato atendeu plenamente os irrigantes presentes à jusante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *