A Gerência Regional da Cogerh da Bacia do Coreaú e Acaraú concluiu, nesta quarta-feira (24), no Centro de Educação a Distância de Sobral (CED), a última parte da capacitação dos novos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú (CBH Acaraú) para que possam participar das discursões do colegiado.

O momento teve como finalidade a preparação e introdução dos novos participantes ao ambiente de gerenciamento dos recurso hídricos, seu funcionamento, suas atividades e como seus membros participam e ajudam na gestão da região.

A capacitação teve três principais pontos debatidos:

Conceitos de linguagem simples
Foi debatida a comunicação clara e simples para que todos os membros possam compreender as informações de forma clara, independente do seu nível técnico, e participarem de forma ativa nas discussões.

Regimentos
Foram apresentadas as normas externas que regem todos os comitês de bacias (Lei Federal n° 9.433 e Lei Estadual nº 14.844) e o regimento interno do Comitê do Acaraú.

Alocação de água
Foi organizado uma simulação de uma Reunião de Alocação de açude para que os novos membros compreendessem a atividade de forma prática.

O momento contou com a presença de 10 membros e 9 instituições do colegiado, com a participação dos segmentos poder público federal, estadual, municipal e sociedade civil. O momento foi conduzido pela analista em gestão de recursos hídricos, Adriana Oliveira, com o apoio da técnica Meirilane Lira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *