Em um momento virtual devido as medidas de prevenção ao contágio do Covid-19 ocorreu a 60º reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú. O momento na quinta-feira, 11 de março, teve início às 9h. A pauta principal foi a apreciação dos planos de capacitação e comunicação.
O processo de elaboração dos planos foi realizado de forma participativa com a constituição do grupo de trabalhos composto por membros do comitê do Acaraú com apoio e colaboração do núcleo de gestão da gerência da COGERH de Sobral. Nos diversos encontros realizados virtualmente, foi houve a aplicação de questionários online junto ao colegiado, tanto para titulares como suplentes, com o objetivo de identificar os limites, desafios e necessidades dos integrantes do CBH Acaraú.
No plano de capacitação foram contemplados quatro temas: Conflito, Alocação, Participação e representatividade e Plano de Bacia. No de Comunicação seguiu adotando mecanismos de participação através do uso de ferramentas digitais como instrumento facilitador na produção do conteúdo do plano, como proposições necessárias e urgentes para maior visibilidade e diálogo interno e externo no CBH.
Uma das principais demandas, extremamente defendida pela plenária é que até 2022 seja contratado um profissional de comunicação com experiência em comunicação popular e assessoria de imprensa para coordenação das estratégias e ferramentas para estabelecer maneiras de alcançar uma comunicação mais inclusiva e democrática para o CBH Acaraú. Após colaborações e pequenas alterações ambos os planos foram aprovados, por unanimidade, pela planária.
Ainda na reunião, a plenária do CBH Acaraú entendendo a situação da irregularidade da quadra chuvosa na região, aprovou a operação emergencial de liberação de água para atender as demandas de perenização e abastecimento humano da Bacia do Acaraú ate o dia 31 de maio de 2021. A Comissão de Operação do Vale, equipe técnica da COGERH e diretoria do CBH Acaraú farão o monitoramento e avaliação do quadro hídrico da Bacia para verificação das necessidades. Em função da vacância de um membro da diretoria do CBH foi constituída uma Comissão Eleitoral composta por quatro membros que irão tratar de todos tramites legais para eleição de novo membro para assumir a vaga.
“Mesmo virtualmente foi uma reunião bastante produtiva e participativa com deliberações e discussões muito maduras e de fundamental importância para vida orgânica do CBH Acaraú.” Comentou o presidente do CBH Acaraú, José Maria Gomes Vasconcelos e agradeceu o apoio e compromisso dos integrantes do comitê “excelente clima de cooperação e dialogo é possível desenvolvem trabalho para o bem viver e bom gerenciamento dos recursos hídricos” disse.