O Comitê da Bacia do Acaraú realizou nesta quarta-feira (15) sua 45ª Reunião Extraordinária, em Sobral, para a posse das instituições eleitas no Congresso de Renovação e para eleger uma nova diretoria.
No início, a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado empossou as 35 instituições-membro eleitas em abril no processo de renovação. Confira a lista completa por segmento aqui.






Eleição da Diretoria
Em seguida, houve a votação secreta por cédula para escolher a nova diretoria que irá conduzir os debates da plenária até 2026. As duas chapas concorrentes tinham a seguinte composição:

CHAPA 1
- Presidente: Patricia Vasconcelos Frota – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
- Vice: Maria Veramires Moreira Rodrigues – Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Ipu
- Secretária: Mayara Carantino Costa – Instituto Federal do Ceará – IFCE
- Secretária Adjunto: Cristiane de Sousa Lopes Viana – Associação Comunitária Maria Aldina Rodrigues Caxias

CHAPA 2
- Presidente: Rivas Yamaghami Ximenes Matos – Prefeitura Municipal de Groaíras
- Vice: Cesário Rodrigues Vasconcelos Júnior – Câmara de Vereadores de Santa Quitéria
- Secretária: Paulene Maria dos Santos Rocha – Prefeitura Municipal de Morrinhos
- Secretária-adjunta: Francisca Zélia Sousa Silva – CAGECE

Com 17 votos contra 14 votos, a Chapa 1 venceu a disputa, se tornando a 1ª primeira totalmente feminina na história do CBH. No Ceará, foi apenas a 2ª, com o Alto Jaguaribe tendo formando uma 100% de mulheres em 2020.
“Nos 20 anos do Comitê do Acaraú, nunca tivemos uma presidente mulher. Deixo para reflexão o direito à igualdade nos espaços de representação. A ideia de composição dessa chapa passou por isso, na busca de tentarmos ocupar esses espaços a partir das nossas condições técnicas para trabalhar e agregar todo esse colegiado, com uma gestão descentralizada, integrada e participativa“, discursou Patrícia, a nova presidente.
