Comitê do Acaraú e FUNCEME realiza formação da dinâmica de gestão participativa das águas com professores e alunos em Sobral

Nesta quarta (6) e quinta-feira (7), o Comitê de Bacia do Acaraú participou, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Acaraú (UVA), de uma capacitação do Seca em Jogo, desenvolvido pelos pesquisadores e pesquisadoras da Funceme e do Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos.

A capacitação foi realizada pela Funceme e Votorantim com apoio do Comitê do Acaraú, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO), Programa Cientista Chefe e Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (CEPAS|UFC).

A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência prática sobre os desafios da gestão participativa hídrica em períodos de escassez. Durante a dinâmica, os participantes foram estimulados a tomar decisões estratégicas diante de cenários críticos, simulando situações reais que afetam diretamente a administração dos recursos hídricos no Ceará.

O jogo é usado nas oficinas de elaboração dos Planos de Gestão Proativa de Secas do Ceará, junto às Comissões Gestoras dos açudes estratégicos monitorados.

Até o momento, o Ceará tem 10 planos concluídos (Patu, Fogareiro-Quixeramobim, Carnaubal, Jaburu I, Missi, Tejuçuoca, Trussu, Angicos, Ubaldinho e Riacho do Sangue) e 9 em desenvolvimento (Arneiroz II, Mundaú, Cachoeira, Pedras Brancas, Castro, Pesqueiro, Santo Antônio de Russas e Vale do Acarú).

Estiveram presentes a professora da UVA e presidenta do CBH Acaraú, Patrícia Vasconcelos, integrante do Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC) da UVA. Também participaram docentes pesquisadores da área, representando os cursos de Geografia e Ciências Sociais, das escolas Jarbas Passarinho, Maria José, Gerardo José e Luciano Feijão, situadas na sede de Sobral, além de representantes dos laboratórios do curso de Geografia da UEVA (LAPEGEO, LEURB, LAMUCA, LAGERH, LAPESI).

Alunos e alunas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam nas escolas mencionadas fizeram a capacitação com o intuito de multiplicar as informações.

A iniciativa surgiu no âmbito dos debates sobre os projetos do CBH Acaraú e teve adesão de várias instituições que compõem o colegiado, reforçando o papel integrador, propositivo e dinâmico da plenária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *