Nesta última quarta-feira (15 de outubro), ocorreu a 78ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, realizada no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral.
Na ocasião, foi apresentado o resultado final do Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Forquilha, elaborado no âmbito do Projeto Cientista Chefe. A apresentação foi conduzida pelas pesquisadoras Profa. Dra. Marina Leitão Mesquita (UVA), Profa. Dra. Janine Brandão Farias (UFC) e Keila Maria Mesquita Linhares (UVA).

O plano tem como objetivo auxiliar a Comissão Gestora do Hidrossistema Forquilha na tomada de decisões durante períodos de seca, evitando o colapso do reservatório. Durante a reunião, foi apresentada a metodologia adotada ao longo dos quatro meses de elaboração, que contou com 126 participações. O estudo revelou conflitos, percepções, vulnerabilidades e respostas adotadas para lidar com os efeitos da seca.

O documento foi elaborado e aprovado pela Comissão Gestora do Forquilha e pelo Comitê da Bacia do Acaraú o Plano de Ação, que contém os cenários para enfrentamento dessas situações, que servirá como instrumento coletivo de organização e tomada de decisão. Entre as medidas destacam-se:
- fortalecimento da segurança alimentar;
- apoio a cooperativas, associações e práticas agroecológicas;
- integração entre fiscalização, recuperação de áreas degradadas e educação ambiental em escolas e comunidades;
- estímulo a alternativas produtivas sustentáveis, como agroecologia, pesca regularizada, irrigação eficiente e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.




Durante a reunião, também houve a articulação e propostas de integrantes para a composição da Câmara Temática que irá acompanhar o Plano de Secas do Vale do Acaraú, a apresentação de forma breve da situação dos Projetos da Bacia do Acaraú.

Entre as ações e atividades realizadas, foram compartilhadas as experiências do Comitê no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado em Vitória (ES), entre os dias 8 e 13 de setembro. O Comitê do Acaraú foi representado por Franciele Lima de Maria Trajano e Valdemir Mesquita de Sousa.
O Comitê do Acaraú, também entrou em consenso sobre a importância das ações previstas no Plano de Capacitação e realizará este ano o II Seminário Água e Gênero em parceria com a Associação Indígena Tabajara Serra das Matas.
