Nesta quarta-feira (6), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú iniciou os debates para construção do 1º Plano Proativo de Secas da região, durante sua 51ª Reunião Extraordinária, no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral. O encontro reuniu representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.
Este Plano, no âmbito do Projeto Cientista Chefe, será diferente dos outros construídos no Ceará, focados em apenas um sistema hídrico com até dois açudes. Desta vez, irá trabalhar com os quatro reservatórios que formam o Vale do Acaraú: Ayres de Souza, Araras, Taquara e Edson Queiroz.
O objetivo é desenvolver, com a participação dos atores locais, um conjunto de ações adequadas para cada estágio da seca, desde o período anterior ao início da escassez até os momentos mais críticos.

O estudo busca antecipar os efeitos da seca por meio de estratégias previamente definidas e alinhadas com as realidades locais. O projeto será executado entre setembro de 2025 e janeiro de 2026 e teve ampla aceitação da plenária, despertando interesse de diversos segmentos representados no Comitê, que ressaltaram a importância e urgência da iniciativa diante dos recorrentes desafios enfrentados pelo território.
Comissão Gestora do Açude Jenipapo
Além disso, foi realizada a posse da Comissão Gestora do Açude Jenipapo, localizado em Meruoca, fortalecendo o compromisso com a gestão compartilhada e sustentável dos recursos hídricos do reservatório.

PROCOMITÊS
A reunião contou também com a participação de Márcia Caldas, representante da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), que apresentou a situação atual dos projetos vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O debate trouxe várias reflexões sobre a aplicação do recurso e reforçou a atuação precursora do CBH Acaraú no estado do Ceará na proposição e acompanhamento dos projetos que contemplam todo o território da bacia.

Como informe, a reunião também trouxe atualizações sobre a retomada do Plano de Bacia do Acaraú, que seguirá para sua 2ª etapa a partir da apresentação do prognóstico já elaborado, e avançará para a terceira fase, com a elaboração do Plano de Ações, ainda com cronograma a definir.

Além disso, foram destacados os nomes dos representantes do Comitê que participarão do Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), que acontecerá de 8 a 13 de setembro, em Vitória (ES): Francilene Lima de Maria Trajano, da Associação Comunitária Tomás Severiano da Silva (Massapê), e Valdemir Mesquita de Sousa, da Câmara Municipal de Santa Quitéria.

Por fim, foi informada a realização de uma Reunião Ampliada, junto ao secretário de recursos hídricos do Ceará, Fernando Santana, no dia 29 de agosto, na cidade de Acaraú, com o objetivo de ouvir os relatos e demandas dos integrantes do colegiados, sociedade civil e instituições que atuam no território da bacia hidrográfica do Acaraú.
