O Núcleo de Gestão da Cogerh de Sobral e o Comitê da Bacia do Acaraú vem realizando desde dezembro de 2022 o processo de formação da Comissão Gestora do Açude Forquilha, localizado no município de mesmo nome, na Região Hidrográfica do Acaraú.
Após a alocação de água do reservatório, realizada em junho, os usuários e instituições locais manifestaram interesse em realizar a organização da participação para a gestão do açude federal.


Até o momento, foram realizadas duas Oficinas de trabalho para o processo de formação, como também visitas institucionais para cadastro e sensibilização de instituições e usuários locais.
As atividades têm recebido grande adesão e terão continuidade na próxima semana, com a 3ª Oficina para Formação da Comissão Gestora do Forquilha marcada para quarta-feira (18), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Forquilha.
As Comissões Gestoras são grupos colegiados locais que discutem o uso e a operação do açude ao qual estão vinculados, além de tratar de questões ambientais e de organização local, para melhor gestão e proteção dos reservatórios estratégicos.


O Comitê do Acaraú, que autorizou o início desse trabalho de formação, espera que a participação popular seja forte na gestão do Açude Forquilha para o fortalecimento da gestão participativa das águas na região.