No dia 23 de fevereiro de 2021 , ocorreu de forma vitual a reunião de encerramento da operação do açude Jenipapo com a presença de onze membros e pela COGERH Adriana Gondim, Hiago Gomes e o estagiário Jackson Souza.
Foi apresentado o objetivo, informar sobre o resultado da operação de 2020.2 do açude. Como também o prognostico de chuvas da Funceme para os meses de fevereiro, março e abril do ano de 2021 e a situação da bacia do Acaraú, que se encontra com 70,01% de sua capacidade volumétrica e o estado do Ceará se encontra com 24,48%.
Já o açude Jenipapo está com 77,79% do seu volume, e a vazão alocada em 2020.2 foi de 50l/s. Também foi apresentado o estado trófico do açude Jenipapo, em dezembro de 2020, data da ultima analise de água, em estado mesotrófico. Foi mostrado ao membros o simulado e o que foi realizado, “a prestação de contas” de como se efetuou realmente a operação, identificando que houve um resultado negativo de – 0,20 hm³ (– 4,14 % ). Essa diferença está dentro de uma razão possível por conta das condições de operação desse reservatório, “a tomada d’água não se tem como precisar o que sai de água, o que se faz é calcular a quantidade de volta que dar a volante.” comentou Hiago Gomes.
O senhor Ronaldo foi um dos que acompanharam as manobras de liberação de água que feitas de acordo com a decisão da alocação. No fim de dezembro a CAGECE teve um problema com o seu flutuante que se encontrava perto da margem, então houve uma solicitação da CAGECE para que a COGERH para que esperassem eles colocarem o flutuante numa região de maior profundidade do açude para que a bomba não trabalhasse no seco e o abastecimento humano ocorresse.
Maria Irismar, da comunidade de Palmeiras, informou que próximo ao açude tem muito lixo e restolhos de podas de arvores, ela perguntou como se poderia fazer para resolver essa questão. Na reunião o senhor João Gloria, secretario de agricultura e recursos hídricos de Meruoca, informou que iria encaminhar esse demanda para ser resolvido o problema.
O sr. João Benício do sindicato de trabalhadores/as de Alcântara perguntou se a adutora estava operacional,caso seja necessário . Hiago Gomes, informou que a adutora que leva água do Jenipapo para Alcântaras, estava operacional para fazer a captação para o abastecimento humano.
Apresentação utilizada: Anexaremos em breve