Açude Farias de Souza, em Nova Russas, tem sua liberação de água definida até janeiro de 2026

Nesta quarta-feira (30), foi realizada a reunião informativa sobre a operação de alocação negociada de água do Açude Farias de Souza, no município de Nova Russas. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e reuniu usuários das águas para repassar informações sobre a situação do reservatório e apresentar a liberação de vazão média para o segundo semestre de 2025.

A equipe de operação da regional da COGERH das regiões do Acaraú e do Coreaú apresentou o volume atual do açudes, atualmente com 92% de seu volume máximo, além da qualidade da água, histórico de vazão alocada e as demandas de uso da água que foram consideradas para tomada da decisão.

Vazão Apresentada

A vazão apresentada na reunião segue o histórico já definido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, sendo mantida em 44 litros por segundo (l/s).

Distribuição dos Usos da Vazão Aprovada

Toda a água liberada será destinada exclusivamente ao abastecimento humano, com captação direta do açude.

Essa construção coletiva reforça a importância da gestão participativa dos recursos hídricos, de forma integrada e sustentável garantindo o uso responsável da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *