O Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú realizou hoje, dia 27 de outubro de 2017, sua 46ª Reunião Ordinária, no Auditório do SISAR em Sobral. A reunião contou com a presença de 31 instituições-membros do Comitê de Bacia, além da participação de várias instituições da região, e da equipe da COGERH: Diretora de Operações, Sra. Débora Rios, Bruno Rebouças- Assessor da Diretoria de Operações, Paulo Miranda – Gerente de Outorga e Fiscalização, Clara Sales – Gerente de Gestão Participativa, Mateus Perdigão – GERIH, Bartolomeu Almeida- Gerente Regional da COGERH, e os técnicos da COGERH-Sobral: Patrícia Vasconcelos e Kamylle Prado, Coordenadoras dos Núcleos Técnico e de Gestão, Adriana Oliveira, Dayane Andrade, Francisco Assis e Gracivânia Gadelha, e os estagiários Luciana Tomaz e Fernando Farias.
Na oportunidade o Comitê elegeu duas novas instituições membros para preencher duas vagas em aberto no setor de usuários, tendo sido eleitas: Associação  Indígena Tabajara e Cooperativa Agroorgânica do Vale do Acaraú. A primeira delas, preenchendo a vaga de membro nato, por lei assegurada para indígenas ou quilombolas. Também foi eleita nova diretoria para o mandato 2017 – 2019. A chapa eleita foi composta por João Marcelo de Andrade Alves – Cultura e Arte Solidária de Acaraú, José Expedito de Paula Torres – Instituto de Ecologia Social Carnaúba, Ulisses Costa de Oliveira – 1º Secretário, Joanderson de Mesquita Sousa- STR de Varjota.
Ainda na reunião a COGERH realizou a apresentação do trabalho de regularização feito no Vale do Rio Acaraú com o objetivo de tornar mais eficiente a operação dos açudes Araras e Edson Queiroz. E ainda o trabalho de monitoramento e fiscalização que está sendo realizado. Diante dos resultados apresentados foi agendada nova reunião de acompanhamento da operação, ou seja, uma reunião extraordinária da plenária para o dia 31 de outubro, momento em que também deverá ser avaliada a possibilidade de operação do sistema Taquara -Jaibaras para contribuir para o rio. Foi solicitado ao Sistema de Recursos Hídricos mais empenho nas ações de fiscalização no trecho do rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *