Nesta quarta-feira (23), no Salão Paroquial de Meruoca, foi eleita a nova Comissão Gestora do Açude Jenipapo, que atuará até o ano de 2029. A reunião contou com 27 pessoas, com a presença de representantes do poder público, sociedade civil e usuários(as) de água da região, conduzida pela analista de gestão da regional da Cogerh da região, Adriana Gondim.

Critérios para formação

Durante o encontro, foram apresentados os critérios legais que regem a composição das Comissões Gestoras, conforme a Resolução nº 01/2008 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú. A norma estabelece que as comissões devem ter entre 10 e 20 membros(as), observando os seguintes percentuais de representação:

I – por até (50)% usuários de água;
II – por até (30)% representantes da sociedade civil organizada com interesse no sistema hídrico, e;
III – por até (20)% representantes do poder público;

Atuação da Comissão

A Comissão terá papel central na elaboração dos planos de gestão do Açude Jenipapo e na tomada de decisões sobre o uso e preservação do reservatório. Essa atuação fortalece a participação social e o modelo de gestão participativa dos recursos hídricos, com atribuições definidas como:

I – Definir o calendário de suas reuniões;

II- Apoiar a gestão do sistema hídrico Jenipapo e do seu entorno;

III – Promover, de forma conjunta com o CBH ACARAÚ e os órgãos gestores de recursos hídricos, a reunião de Alocação objetivando o estabelecimento da Alocação Negociada de água;

IV– Propor critérios de uso racional do sistema hídrico, respeitando os múltiplos usos;

V – Promover debates sobre a preservação ambiental e o uso sustentável da água junto aos usuários do respectivo sistema hídrico;

VI – Apoiar os órgãos gestores de recursos hídricos na atualização do cadastro dos usuários da respectiva bacia e no monitoramento das decisões tomadas no âmbito da Alocação Negociada de água;

VII – Comunicar ao CBH as decisões adotadas quanto a Alocação Negociada de água.

Membros(as) Eleitos:

PODER PÚBLICO

Prefeitura de Meruoca

Titular: Cleiciane Mendes

Suplente: Francisca Cristiane Sousa

Prefeitura de Alcântaras

Titular: Josefa Araújo Portela

Suplente: Vanessa Maria

USUÁRIOS(AS)

Associação Pintos/São Bento

Titular: Athanael Lopes

Suplente: Cleidiane Teixeira

Associação Pé de Serra

Titular: Antônio Odilon

Suplente: Francisco Expedito

Associação Floresta

Titular: Vanusa Rodrigues

Suplente: Ângela Maria

CAGECE Meruoca

Titular: Alberto Gomes

Suplente: José Everton

CBH ACARAÚ

Titular: Ronaldo Moraes (Coordenador)

Suplente: Benetida Maria

SOCIEDADE CIVIL

Associação dos(as) Moradores(as) do Norte – Palestina

Titular: Auricélia Alves

Suplente: Janaina de Sousa

Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Meruoca

Titular: José Viana Filho

Suplente: José Guilherme de Sales

Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Alcântaras

Titular: Luís Francisco da Silva

Suplente: Rosinete Barbosa da Silva

Durante a reunião também ficou definida a posse dos membros eleitos, que ocorrerá durante o próximo encontro do CBH Acaraú, no dia 06 de agosto. Além disso, foi marcada para o dia 27 de agosto a 1ª reunião oficial da Comissão para a elaboração do Plano de Gestão do Açude Jenipapo.

Essa construção coletiva reforça a importância da gestão participativa dos recursos hídricos, de forma integrada e sustentável garantindo o uso responsável da água.

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