Na quinta-feira (6), ocorreu a reunião de alocação do Açude Acaraú Mirim, que será operada até 31 de janeiro de 2024. A Gerência de Sobral da COGERH, representada por pelo gerente Hiago Gomes, e pelos coordenadores Kamylle Prado e Guilherme Farias, ministrou o encontro, com participação dos membros da Comissão Gestora, renovada recentemente, e de usuários em geral.

O Núcleo de Gestão Participativa de Sobral elaborou novas dinâmicas para os encontros de 2023, entre elas, a atividade de reconhecer as ações que a COGERH é responsável. Com imagens de monitoramento, tanto quantitativo, quanto qualitativo, mobilizações, manutenção, operação distribuídas entre os presentes para identificarem quais ações são realizadas pela companhia.

Após as dinâmicas, foram apresentadas as informações técnicas pelo Núcleo de Operação, com dados atualizados a respeito do Açude Acaraú Mirim, que tem uma realidade favorável, com bom aporte nos últimos anos. Os cenários apresentados foram de 200 l/s e 220 l/s, sendo escolhida a vazão de 200 l/s pelos usuários.

As reuniões de alocação estão para além da decisão a respeito da vazão do açude, é também uma oportunidade de debate entre COGERH e usuários, para conhecer as demandas de quem convive diariamente ali. Levando novos encaminhamentos e perspectivas que distinguem cada um dos locais.