Membros se reuniram no dia 08 de junho em Sobral para definir as vazões de operação do Vale do Acaraú
Ocorreu na última sexta-feira (08) a 49ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, no Auditório do Parque de Exposições de Sobral. O objetivo da reunião foi definir as vazões de operação dos açudes que compõem o Vale do Acaraú, sendo estes: Açudes Araras, Edson Queiroz e o do sistema Taquara-Jaibaras.
Assim ficaram definidas as vazões: do Açude Araras uma vazão de 4000 l/seg, para atendimento de múltiplos usos de montante e jusante; do Açude Edson Queiroz uma vazão de 1100 l/seg, também para atendimentos múltiplos; e do sistema dos reservatórios Taquara – Jaibaras ficou definida a vazão de 1000 l/seg, sendo 1100 l/seg transferidos do Taquara para o açude Ayres de Souza.
O início da reunião contou com uma avaliação da quadra chuvosa de 2018, seguida de uma previsão de tendência para 2019, com a funcionária da Funceme Meyre Sakamoto. Na ocasião também foram definidos os parâmetros mínimo e máximo dos açudes isolados da bacia, que deverão ser discutidos em reuniões locais de alocação de água nos reservatórios, para se definir a operação desses para o segundo semestre de 2018.
O evento contou com a presença de 82,3 % de seus membros, além de representantes da COGERH-Fortaleza, a Diretora de Operações Déborah Rios, os Assessores Gianni Lima e Emanuel Oliveira, além do Coordenador de Fiscalização Sr. Alves Neto e o Técnico da GERIH Mateus Perdigão. Da Gerência de Sobral contou-se com a contribuição do gerente Regional, Bartolomeu Almeida, os Coordenadores Rodrigo Rodrigues e Kamylle Prado, além dos técnicos Adriana Oliveira e Dayane Andrade.